[vc_row full_width=”stretch_row_content_no_spaces”][vc_column][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”5/6″][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/3″][vc_column_text]A gratidão é o sentimento de felicidade e prazer que sentimos ao agradecer por algo ou alguém, levando a liberação de hormônios responsáveis pela sensação imediata de bem-estar.
Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia a dia, uma região do cérebro conhecida como ‘sistema de recompensas’ é ativada, liberando dopamina e ocitocina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Assim, quando nos sentimos gratos por algo, temos imediatamente aumento da sensação de prazer e, por consequência, diminuição dos pensamentos negativos.
A gratidão deve ser praticada diariamente, tornando-a um hábito, pois assim pode-se ter uma vida mais leve e feliz[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_single_image image=”1817″ img_size=”full”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]O poder da gratidão

A gratidão possui vários benefícios para a saúde, como por exemplo:
Melhora a sensação de bem-estar e prazer;
Aumenta a auto-estima;
Diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
Melhora o sistema imunológico;
Diminui a pressão sanguínea;
Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.

A gratidão pode ser interpretada como um estado de espírito, em que a pessoa reconhece as pequenas conquistas do dia a dia e passa a valorizá-las.

Como aumentar a gratidão

O sentimento de gratidão pode ser estimulado a partir de pequenas atitudes do dia a dia, como acordar com pensamentos positivos, por exemplo, e ao final do dia refletir sobre as conquistas. É importante focar também o pensamento no agora e condicionar a felicidade a pensamentos específicos, o que faz com que haja pensamentos positivos sobre a vida de um modo geral.
Agradecer por pequenas coisas e fazer algo por outras pessoas também estimula o sentimento de gratidão, bem-estar e prazer.

Praticar a gratidão é abrir os olhos para as coisas mais banais da vida e, ainda assim, ver a beleza delas. Uma folha de árvore que balança no vento, um passarinho cantando de manhã, o cobertor quentinho que te aquece, a palavra amiga de alguém que se importa com você, uma piada engraçada que te faz gargalhar… Todos os dias temos pequenas coisas para agradecer que nos fazem bem e nos deixam felizes; o maior desafio é aprender a olhar para elas com atenção, consciência e gratidão. Dado esse primeiro passo e continuando este exercício dia a dia, voce se sentirá mais feliz e mais em paz, pois você aprenderá a valorizar tudo aquilo que não percebia antes.

Mesmo nos dias mais corridos, tendo os sentimentos mais confusos ou tendo que fazer as escolhas mais difíceis, respire fundo e agradeça. Agradeça pela oportunidade de respirar e viver mais um dia. Agradeça pelo passado, que te ensinou e te trouxe aqui; agradeça pelo futuro, que te espera com vontade, energia e possibilidades infinitas; e agradeça muito pelo presente, que te levará ao que você merece viver: a felicidade.

Tenha paciência consigo, com o tempo, com os sonhos, com o próximo. Paciência para deixar a vida fluir como ela tem que fluir. Paciência para aceitar o tempo dos outros e se enxergar como parte do todo. Parece difícil fazer isso na prática, né? A paciência e a pressa nos ensinam muito sobre como vivemos a vida. Exercitar a paciência é respeitar o tempo, é aceitar que a vida é maior do que as suas vontades e o seu ego. Exercitar a paciência é permitir espaço para as coisas acontecerem no tempo certo; é abrir mão do controle. Lembre-se disso e, em vez de se preocupar, se estressar ou julgar, agradeça ao universo pela oportunidade de aprender.
Troque a pressa pela gratidão.

Trate cada hora do seu dia como uma história. Quais histórias você contaria quando o relógio batesse meia-noite? Contaria que choveu, que o computador travou, que pegou trânsito? Ou contaria que pôde dormir ao som da chuva, que ganhou alguns minutinhos para relaxar e não fazer nada enquanto o computador não funcionava, ou que pôde ver a cidade e as pessoas no caminho pra casa? Quando mudamos como vemos as coisas, mudamos como nos sentimos e, pouco a pouco, o que antes incomodava, irritava e decepcionava, não acontece mais.

O olhar da gratidão tem o poder de trazer luz para as nossas vidas! Há tantos motivos para agradecer! Ao deitar a cabeça no travesseiro, pense em três momentos, situações, palavras , encontros bons que você viveu hoje; seja um sorriso que alguém te deu, uma gentileza que fizeram, ou até mesmo a gasolina no seu carro que te levou onde você precisava ir no dia de hoje. Agradeça ao Criador, sinta a gratidão em seu coração e observe como a vida mudará de cor e de tom.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/12″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_single_image image=”2041″ img_size=”full” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *