O Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro
Conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro é a única cidade da América que foi capital de um país europeu. Foi a capital do Reino de Portugal, 1808 a 1821. Também foi a capital do Brasil, de 1763 a 1960. A cidade é visitada anualmente por milhares de turistas a procura de seu carnaval. O Pão-de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, são ícones que representam a cidade e o país. Alguns dos mais importantes escritores e artistas do país foram profundamente marcados pelo Rio de Janeiro, e as suas obras contribuem para a fama internacional da cidade. Mas, se por um lado, o mar e o samba fazem do Rio de Janeiro uma cidade bela e sensual, a violência urbana também faz parte do cotidiano carioca. A verdade é que a vida no Rio de Janeiro não é só beleza e festa. A geografia da cidade cria uma inesperada proximidade entre realidades sociais distintas. As favelas da cidade, rodeiam bairros nobres como Ipanema, Leblon e Gávea.
A disparidade social cria iniciativas diferentes. Hoje em dia, muitas pessoas ajudam nas favelas, trabalhando em organizações não-governamentais (ONGs). O estádio de futebol do Maracanã, o maior da América do Sul, é o local de várias partidas de futebol importantes, incluindo os jogos da copa do mundo. A cidade também foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Outras indústrias importantes para a economia do Rio de Janeiro são a petrolífera, a farmacêutica e as companhias de telecomunicações, televisão e cinema. A Petrobrás, a Companhia Nacional de Petróleo e a TV Globo tem sede no Rio.
Os filmes ‘Central do Brasil’ e ‘Cidade de Deus’, as músicas ‘Garota de Ipanema’ e ‘Corcovado’, e as novelas ‘O Clone’ e ‘América’ levaram as imagens e o som do Rio e do Brasil para o exterior. Visitar o Rio de Janeiro é um excelente ponto de partida para quem quer entender os contrastes e a diversidade sócio-cultural brasileira. Ela é, sem dúvida, uma cidade complexa pela maneira em que tradição, modernidade, beleza e violência interagem no dia-a-dia. A ‘Cidade Maravilhosa’ é perfeitamente descrita na letra de uma música de Fausto Faucet e Fernanda Abreu que diz “Rio 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”.
Leave a Reply