Back to Blog

O Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro

Conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro é a única cidade da América que foi capital de um país europeu. Foi a capital do Reino de Portugal, 1808 a 1821. Também foi a capital do Brasil, de 1763 a 1960. A cidade é visitada anualmente por milhares de turistas a procura de seu carnaval. O Pão-de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, são ícones que representam a cidade e o país. Alguns dos mais importantes escritores e artistas do país foram profundamente marcados pelo Rio de Janeiro, e as suas obras contribuem para a fama internacional da cidade. Mas, se por um lado, o mar e o samba fazem do Rio de Janeiro uma cidade bela e sensual, a violência urbana também faz parte do cotidiano carioca. A verdade é que a vida no Rio de Janeiro não é só beleza e festa. A geografia da cidade cria uma inesperada proximidade entre realidades sociais distintas. As favelas da cidade, rodeiam bairros nobres como Ipanema, Leblon e Gávea.

A disparidade social cria iniciativas diferentes. Hoje em dia, muitas pessoas ajudam nas favelas, trabalhando em organizações não-governamentais (ONGs). O estádio de futebol do Maracanã, o maior da América do Sul, é o local de várias partidas de futebol importantes, incluindo os jogos da copa do mundo. A cidade também foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Outras indústrias importantes para a economia do Rio de Janeiro são a petrolífera, a farmacêutica e as companhias de telecomunicações, televisão e cinema. A Petrobrás, a Companhia Nacional de Petróleo e a TV Globo tem sede no Rio.

Os filmes ‘Central do Brasil’ e ‘Cidade de Deus’, as músicas ‘Garota de Ipanema’ e ‘Corcovado’, e as novelas ‘O Clone’ e ‘América’ levaram as imagens e o som do Rio e do Brasil para o exterior. Visitar o Rio de Janeiro é um excelente ponto de partida para quem quer entender os contrastes e a diversidade sócio-cultural brasileira. Ela é, sem dúvida, uma cidade complexa pela maneira em que tradição, modernidade, beleza e violência interagem no dia-a-dia. A ‘Cidade Maravilhosa’ é perfeitamente descrita na letra de uma música de Fausto Faucet e Fernanda Abreu que diz “Rio 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Blog
Tudobem
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.