Brasília, Cidade-Parque, Capital da Esperança
Brasília, Cidade-Parque, Capital da Esperança
Brasília foi inaugurada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A nova capital foi um projeto audacioso e adquiriu status de símbolo de planejamento urbano e arquitetura moderna no século XX.
Brasília é a 3ª capital do Brasil. A primeira foi Salvador, na Bahia, e depois o Rio de Janeiro. A ideia de construir uma nova capital era povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
A cidade
Com quase 2,5 milhões de habitantes, Brasília teve seu traçado básico, chamado de Plano Piloto, idealizado pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O desenho lembra a figura de um avião e foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial. É a cidade com a maior área tombada do mundo – 112,5 km quadrados.
O Plano Piloto é formado pelo encontro de dois eixos, o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário, abraçados pelo Lago Paranoá. O Eixo Monumental concentra muitos atrativos: a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana de Brasília, a Torre de TV. Ao longo do Eixo Rodoviário, dividido entre Norte e Sul, ficam as quadras residenciais. Em Brasília, todas as construções devem obedecer a características predeterminadas no projeto de Lucio Costa. Os prédios residenciais, por exemplo, são sustentados apenas por colunas e têm seus pilares abertos para extensas áreas verdes.
O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, mais conhecido como Parque da Cidade, é um dos principais centros de lazer ao ar livre da capital. Com 420 hectares, é um dos maiores parques urbanos do mundo e abriga quadras de esportes, parques de diversões, lago artificial, churrasqueiras, centro hípico e pistas de caminhada.
O Lago Paranoá, cuja orla oferece excelentes restaurantes e bares, reúne, aos finais de semana, praticantes de esportes aquáticos, como Stand Up Paddle (SUP), canoagem e kitesurfing.
Leave a Reply