As queimadas na Amazônia
No dia 5 de setembro celebramos o Dia da Amazônia. Esse dia foi escolhido porque, em 1950, D. Pedro II criou a província do Amazonas. A data foi criada com o propósito de alertar as pessoas quanto a relevância dessa floresta, justamente o inverso do que está acontecendo atualmente com as queimadas na Amazônia.
Floresta Amazônica
É importante lembrarmos que grande parte da floresta amazônica está concentrada no Brasil, cerca de 60%, e que cerca de 40% está distribuída em outros países da América do Sul, como Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Já no Brasil, a floresta está presente em 9 estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.
A estimativa é de que a Amazônia seja lar de mais de 40.000 espécies de plantas, cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos e 5.000 outras espécies animais (mamíferos, peixes, aves, anfíbios e répteis), contando com a maior biodiversidade do mundo. Além de abrigar diversos povos indígenas e suas respectivas aldeias.
As queimadas na Amazônia
Estima-se que nos últimos 50 anos, quase 20% da floresta amazônica tenha desaparecido, isso em decorrência dos desmatamentos legais e ilegais, o que afeta tanto a biodiversidade, quanto acarreta consequências devastadoras para o mundo inteiro, como o equilíbrio climático.
De acordo com os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os números atuais correspondem aproximadamente ao dobro do ano passado para o mesmo período, de janeiro a agosto.
Segundo a Nasa, junho de 2020 foi o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010.
Motivos
Geralmente, as queimadas acontecem como uma forma de limpar a terra para um novo plantio. Mas o que está ocorrendo atualmente é um tipo diferente de desmatamento. Ao contrário do que está sendo informado por agentes do governo, as queimadas estão sendo causadas propositalmente e o principal motivo é econômico. Encorajados pela nova política do Presidente Jair Bolsonaro e pela ideia de desenvolver os polos econômicos no Amazonas, diversos produtores rurais promoveram o Dia do Fogo iniciando numerosos pontos de incêndio na floresta.
Consequências da queimada na Amazônia
As consequências das queimadas na Amazônia podem ser devastadoras para o Planeta Terra. A cada ano, o aquecimento global se intensifica e a floresta é um dos locais que ajudam a equilibrar as mudanças climáticas em constante crescimento.
A floresta amazônica exerce a função de umidificador para o mundo, principalmente para a América do Sul, promovendo os ¨rios voadores¨ (volumes de ar repletos de água gerados pela evapotranspiração), levando assim, umidade para as outras regiões a sul do Brasil e os países ao redor. Com as queimadas, toda essa quantidade de água é comprometida, afetando diversas zonas e ecossistemas.
Leave a Reply